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terça-feira, 31 de julho de 2012

PAC 2: obras em 3 mil km de ferrovias

 O fortalecimento da malha ferroviária nacional é uma alternativa para a melhoria do transporte brasileiro, tanto para cargas como para passageiros, e, para que isso aconteça, é necessário investir. Atualmente, de acordo com 4º Balanço do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), existe 3.061 quilômetros de linhas férreas sendo construídas, para a movimentação de cargas, e 43 empreendimentos visando à mobilidade urbana.
Dentre os trabalhos para o transporte de carga, destacam-se os 1.301 quilômetros da ferrovia da Norte-Sul, os 874 da Nova Transnordestina e os 247 da Ferronorte, essa com 99% dos serviços já concluídos.
De acordo com o balanço, há também algumas obras com atrasos. Uma que chama atenção diz respeito ao trecho Palmas/TO-Anápolis/GO da Ferrovia Norte-Sul, que além de estar fora do cronograma, ainda precisa licitar os lotes 1, 2, 4, 10, 11 e 12. O prazo de conclusão do empreendimento é 30 de setembro de 2013. O governo também taxa o andamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste como “preocupante”, sendo que o trecho Ilhéus-Caetité está parcialmente liberado pelo Ibama e o trecho Caetité-Barreiras suspenso pelo TCU. A ferrovia concluída está prevista para 23 de dezembro de 2015.
O balanço ainda revelou que há 43 empreendimentos, beneficiando 51 municípios contemplados pelo PAC Mobilidade Grande Cidades. Ao todo, são R$ 32,7 bilhões destinados à construção de metrôs, em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Região Metropolitana do Rio de Janeiro, além de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e corredores de ônibus.
Para as cidades com população entre 250 e 700 mil habitantes, foi aberto o processo de seleção do PAC Médias Cidades, e prevê financiamento de R$ 7 bilhões para melhorias na infraestrutura, incluindo aquisição de equipamentos para modernizar os sistemas de transporte e beneficiar a população nas cidades de médio porte.


Fonte: webtranspo.

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