- /*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-1/P/NOVA ABA:target="_blank /* 9ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2014
- /*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-2/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM DA SERRA DO MAR PARANAENSE
- /*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-3/P/NOVA ABA:target="_blank /* 9ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-4/P/NOVA ABA:target="_blank /* 9ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-5/P/NOVA ABA:target="_blank /* 9ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-6/P/NOVA ABA:target="_blank /* 9ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-7/P/NOVA ABA:target="_blank /* 9ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*8CARAVANA M.FUMAÇA -13/P/NOVA ABA:target="_blank /* 8ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*8CARAVANA VERDETREM -14/P/NOVA ABA:target="_blank /* MARIA FUMAÇA CAMPINAS-JAGUARIÚNA
- /*8CARAVANA ANHUMAS STATION -15/P/NOVA ABA:target="_blank /* 8ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*8CARAVANA M.FUMAÇA_2 -15/P/NOVA ABA:target="_blank /* 8ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*8CARAVANA BANDA FORRO -16/P/NOVA ABA:target="_blank /* 8ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*8CARAVANA CAMPINAS -17/P/NOVA ABA:target="_blank /* 8ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*8CARAVANA CAMPINAS FINAL -18/P/NOVA ABA:target="_blank /* 8ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2013
- /*7CARAVANA VERDETREM -12/P/NOVA ABA:target="_blank /* 7ªCARAVANA VER DE TREM PELO BRASIL 2012
- /*7CARAVANA VERDETREM -11/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM OURO PRETO - MARIANA /MINAS GERAIS
- /*7CARAVANA VERDETREM -10/P/NOVA ABA:target="_blank /* MARIA FUMAÇA
- /*7CARAVANA VERDETREM -9/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM VITÓRIA-MINAS /BH-ES
- /*7CARAVANA VERDETREM -8/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM VITÓRIA-MINAS BH-ES
- /*7CARAVANA VERDETREM -7/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS /ES
- /*7CARAVANA VERDETREM -6/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS/ES
- /*7CARAVANA VERDETREM -5/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS/ES
- /*7CARAVANA VERDETREM -4/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS/ES
- /*7CARAVANA VERDETREM -3/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS/ES
- /*7CARAVANA VERDETREM -2/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS/ES
- /*7CARAVANA VERDETREM -1/P/NOVA ABA:target="_blank /* TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS/ES
- /*TRANSB 2012 2/P/NOVA ABA:target="_blank /* TRANSBAIÃO 2012
- /*TRANSB 2012 3/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO 3
- /*TRANSB 2012 4/P/NOVA ABA:target="_blank /* CONCEIÇÃO DA FEIRA /BA
- /*TRANSB 2012 5/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO 5
- /*TRANSB 2012 6/P/NOVA ABA:target="_blank /* SÃO FELIX /BA
- /*TRANSB 2012 7/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO 7
- /*CARAVANA 2012 8/P/NOVA ABA:target="_blank /* 21ªCARAVANA CULTURAL VERDETREM /2012
- /*CARAVANA 2012 9/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2012 10/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2012 11/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2012 12/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2012 13/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2012 14/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2012 15/P/NOVA ABA:target="_blank /* MARACANGALHA - SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ /BA
- /*CARAVANA 2012 16/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2012 17/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*SIMOES FILHO 18/P/NOVA ABA:target="_blank /* TRANSBAIÃO 2011
- /* SIMOES FILHO 19/P/NOVA ABA:target="_blank /* ESTAÇÃO SIMÕES FILHO /BA
- /*SIMOES FILHO 20/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*SIMOES FILHO 23/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*SIMOES FILHO 24/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ESTAÇAO 25/P/NOVA ABA:target="_blank /* ESTAÇÃO CATU /BA
- /*CATU 26/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CATU 27/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*SITIO NOVO 28/P/NOVA ABA:target="_blank /* ESTAÇÃO SITIO NOVO /BA
- /*ALAGOINHAS RECEPÇAO 30/P/NOVA ABA:target="_blank /* ALAGOINHAS /BA
- /*ALAGOINHAS ESTAÇ 31/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ALAGOINHAS ESTAÇ 32/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CONCEIÇ FEIRA ESTAÇ 33/P/NOVA ABA:target="_blank /* CONCEIÇÃO DA FEIRA /BA
- /*CACHOEIRA CURVA 34/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*PONTE CACHOEIR 35/P/NOVA ABA:target="_blank /* CACHOEIRA /BA
- /*CACHOEIRA ESTAÇ 36/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*PONTE CACHOEIRA 37/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2009 38/P/NOVA ABA:target="_blank /* 18ªCARAVANA CULTURAL VERDETREM /2009
- /*CARAVANA 2009 39/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CARAVANA 2009 40/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*20ªCARAVANA BANDA 41/P/NOVA ABA:target="_blank /* 20ªCARAVANA CULTURAL VERDETREM /2011
- /*CTS PARIP 42/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*CTS CALÇAD 43/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*LINHA LOBAT 44/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*REVIT PARIPE BANDEIRA 45/P/NOVA ABA:target="_blank /* INICIO REVITALIZAÇÃO TRECHO PARIPE-MAPELE 2010
- /*REVIT PARIP LINHA 46/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*PROTESTO MAP 47/P/NOVA ABA:target="_blank /*
- /*PONTE MAPELE 48/P/NOVA ABA:target="_blank /* PONTE EM MAPELE /SIMÕES FILHO
- /*EST S FRANCISCO 49/P/NOVA ABA:target="_blank /* ESTAÇÃO SÃO FRANCISCO ALAGOINHAS /BA
- /*PARE OLHE 50/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*PONTE DIAS DAV 51/P/NOVA ABA:target="_blank /* PONTE EM DIAS D'AVILA /BA
- /*ECO 92 52/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ECO 92 53/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ECO 92 54/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ECO 92 55/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ECO 92 56/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ECO 92 57/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ECO 92 58/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ECO 92 59/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
- /*ECO 92 60/P/NOVA ABA:target="_blank /* TITULO
quinta-feira, 14 de março de 2013
Dilma pode impor trilho nacional a ferrovias
O esboço do primeiro edital de concessão de ferrovias do governo estabelece que o vencedor terá de comprar pelo menos 75% dos trilhos no mercado nacional durante o processo de construção e 50% na fase de manutenção.
Pela regra, essa obrigatoriedade só cai se o preço nacional estiver 35% superior ao internacional, ou mais, descontado o transporte marítimo. Esse percentual reduz-se em um ponto ao ano, até o final da concessão de 35 anos.
O edital da ferrovia de 477 quilômetros que liga Açailância (MA) a Vila do Conde (PA), que está em consulta pública, é considerado modelo para pelo menos outros nove trechos que o governo planeja conceder neste ano, num total de 10 mil quilômetros de novos trilhos.
A reserva de mercado está sendo prevista apesar de o Brasil não ser hoje um produtor de trilhos. Conforme a Folha revelou semana passada, o governo tem pressionado as siderúrgicas a retomarem essa produção no país.
"Se há um momento em que se cria escala que viabiliza a volta da produção no Brasil, é agora", diz o presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo. Segundo ele, a demanda estimada é de 1,5 milhão de toneladas apenas para a construção, sem contar a etapa de manutenção.
Segundo a indústria, para a produção ser sustentável, é preciso demanda de 400 mil toneladas de trilhos ao ano.
No mercado, a regra está sendo vista como um tabelamento de preço disfarçado para quem vier a produzir os trilhos no país, o que prejudicaria sua competitividade.
Outra crítica é que a exigência poderá tornar a obra mais cara, o que preocupa. A Valec, estatal de ferrovias, pagará uma espécie de aluguel mensal pelo uso da ferrovia, que terá necessariamente que cobrir o custo de construção.
O problema é que, segundo a advogada Letícia de Queiroz de Andrade, do escritório Siqueira Castro, não há garantia de que a Valec pagará ao concessionário. E a estatal não tem patrimônio ou receitas que sustentem esses pagamentos.
Figueiredo diz que o edital prevê adiantamento de 15% do valor da obra ao concessionário. O BNDES vai financiar até 80% da construção e, segundo ele, há negociação para que os recebíveis da Valec sejam aceitos como garantia. Com isso, caso a Valec não pague ao construtor, este não pagaria o financiamento, que seria cobrado da estatal.
O advogado Rodrigo Barata, do escritório Madrona Hong Mazzuco Brandão, aponta que outro risco para as empresas é a relação entre os atuais concessionários de ferrovias e os novos.
Figueiredo diz que a Valec que já está discutindo contratos específicos sobre a forma de uso das vias.
Fonte: Folha de S. Paulo
Publicada em: 14/03/2013 Dimmi Amora / Brasília
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nos anos 70, houve uma política de má fé, governamental, mafiosa, em uma reversão de ferrovia p,ra rodovia, tanto p,ra favorecer a empresários, como tbm, p,ra o transporte ficar individual, individual hj q estar saturado e agitado. Tudo isso de má fé p,ra melhor arrecadação de recursos, IPVA, o famigerado pedágio e tal. O povão aceitou essa política. Mas, hj está na hora e já passou do prazo de isso ficar descartado e bota o Brasil nos trilhos. É só o povão quere, pois a ferroviária não foi implantado com recursos privativos e sim, do social e deve ser a serviço do social e não tão só exclusivo como está sendo feito atualmente. Mesmo privatizado, ainda continua patrimônio público, pois o sr. Fernando Henrique robou do povo e a venda não se sabe o q fez dcom o dinheiro.
Postar um comentário