Em reunião, na ultima terça-feira (12/04) pela manhã, na Estação da Calçada, com as lideranças de moradores dos bairros do subúrbio ferroviário, o secretário de Transportes e Infraestrutura, José Mattos, anunciou que a prefeitura está pleiteando recursos da ordem de R$ 120 milhões para modernização do sistema ferroviário junto ao Programa de Aceleração do Crescimento PAC - Mobilidade Grandes Cidades. Em 60 dias, a Setin encaminhará projeto de modernização para apreciação do governo Federal. O órgão também está estudando a extensão do horário de funcionamento do sistema ferroviário.
Os recursos serão aplicados na reforma da Estação da Calçada, requalificação e climatização dos trens e manutenção dos trilhos para adequação do sistema ferroviário ao sistema de metrô de superfície. Estas intervenções dão continuidade ao processo de requalificação do sistema ferroviário iniciado nesta gestão municipal.
No final de 2010, a Prefeitura entregou oito estações reformadas. No momento, mais duas estão sendo recuperadas e outras duas deverão ser construídas nas localidades de Baixa do Fiscal e Mocotó (Lobato).
Ponte São João – A Prefeitura Municipal já alocou R$ 60 milhões junto ao Ministério das Cidades para a revitalização da Ponte São João, prevista para ser concluída até o final do ano.
Desse total, R$ 30 milhões estão destinados ao reforço da infraestrutura do equipamento e os outros R$ 30 mi estão direcionados à construção da superestrutura metálica. Depois da obra, a ponte passará a ter dois módulos para circulação dos trens, garantindo assim que se houver necessidade de manutenção de um dos módulos, o outro esteja disponível para o transporte dos passageiros.
Ônibus gratuitos - Durante o período de interdição da ponte para sua reforma, a prefeitura disponibiliza ônibus coletivos gratuitamente para atender à população, no período das 5h30 às 18 horas.
A ponte São João, erguida em 1860 e reconstruída em 1952, tem 450 metros de extensão, fazendo a ligação da via férrea entre Lobato e Plataforma. Em quase 60 anos, esta é a primeira grande reforma do equipamento, que estava sem condições de trafegabilidade devido ao desgaste natural do tempo.
“Queremos que a ponte fique pronta no menor tempo possível. Sua interdição é um transtorno para a população e um desgaste para a prefeitura, mas é necessária para que a obra seja entregue dentro das melhores condições e ideais para a população”, explicou José Mattos sobre a recuperação do equipamento.
Combate ao vandalismo - Além de informar as lideranças sobre os projetos em andamento, a reunião desta terça-feira teve como objetivo facilitar a integração entre a Seinfra, a CTS e os representantes da população do subúrbio ferroviário
Também presente à reunião, o presidente da Companhia de Transportes de Salvador, Hebert Motta, enfatizou que essa aproximação é fundamental para combater práticas nocivas à toda população. “Um dos problemas que ainda enfrentamos hoje é a pesca predatória com bombas que é uma preocupação para a obra de concretagem da ponte, além de ser uma prática ilegal e muito ruim para o meio ambiente”, comenta Motta.
Outro problema levantado por Motta é a depredação das estações por vândalos, o que exige intervenções e gastos constantes da Prefeitura.
Por Redação ( Secom - Prefeitura de Salvador)
/*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-4/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-5/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-6/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-7/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA M.FUMAÇA -13/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA VERDETREM -14/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA ANHUMAS STATION -15/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA M.FUMAÇA_2 -15/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA BANDA FORRO -16/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA CAMPINAS -17/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA CAMPINAS FINAL -18/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -12/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -11/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -10/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -9/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -8/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -7/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -6/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -5/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -4/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -3/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -2/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -1/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 2/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 3/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 4/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 5/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 6/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 7/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 8/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 9/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 11/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 12/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 13/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 14/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 16/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 17/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*SIMOES FILHO 18/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ESTAÇAO 25/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CATU 26/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CATU 27/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*SITIO NOVO 28/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ALAGOINHAS RECEPÇAO 30/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ALAGOINHAS ESTAÇ 31/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CACHOEIRA CURVA 34/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*PONTE CACHOEIR 35/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CACHOEIRA ESTAÇ 36/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*20ªCARAVANA BANDA 41/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CTS PARIP 42/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CTS CALÇAD 43/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*REVIT PARIPE BANDEIRA 45/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*REVIT PARIP LINHA 46/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*EST S FRANCISCO 49/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*PARE OLHE 50/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 52/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 53/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 54/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 55/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 56/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 57/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 58/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 59/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 60/P/NOVA ABA:target="_blank /*



Nenhum comentário:
Postar um comentário