Sete empresas vão apresentar tecnologia nesta semana; hoje, país tem só 2 linhas, limitadas a 50 km/h
No embalo do trem-bala, governos pelo Brasil estudam implantar outras 16 linhas de transporte de trens de passageiro em média velocidade -os trens regionais.
Esses trens andam a até 250 km/h (velocidade máxima) e fazem trajetos entre 100 e 400 quilômetros, em média. Hoje, o país tem 28 mil quilômetros de ferrovias -a maior parte subutilizada pelo transporte de carga. E só duas linhas de passageiros funcionam: Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG); e São Luís (MA) e Paraopebas (PA). Elas transportam poucas pessoas, são lentas (a média entre MG e ES é de 50 km/h) e dão prejuízo.
Segundo o responsável pelos estudos no Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, sete empresas estrangeiras, todas potenciais concorrentes do trem-bala, estarão em Brasília na próxima semana para apresentar tecnologias que possam se adaptar ao uso dessas linhas.
A ideia é aproveitar os trilhos existentes e fazer pequenos reparos para colocar os trens novos operando com passageiros. Muitos desses trens têm tecnologia para andar a mais de 200 km/h mesmo em trilhos antigos.
A operação das linhas seria concedida ou seriam criadas sociedades em parceria com governos estaduais e municipais para a operação.
Não há, por enquanto, estimativas de custo, já que cada trecho terá um projeto próprio. Uma dificuldade para essa implementação é que hoje as principais linhas são usadas pelo transporte de carga e as concessionárias podem impor restrições ao uso por passageiros.
Fonte :
Dimmi Amora - Folha.com
/*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-4/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-5/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-6/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*9CARAVANA CURITIBA MORRETES FOTO-7/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA M.FUMAÇA -13/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA VERDETREM -14/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA ANHUMAS STATION -15/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA M.FUMAÇA_2 -15/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA BANDA FORRO -16/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA CAMPINAS -17/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*8CARAVANA CAMPINAS FINAL -18/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -12/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -11/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -10/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -9/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -8/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -7/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -6/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -5/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -4/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -3/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -2/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*7CARAVANA VERDETREM -1/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 2/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 3/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 4/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 5/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 6/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*TRANSB 2012 7/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 8/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 9/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 11/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 12/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 13/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 14/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 16/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CARAVANA 2012 17/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*SIMOES FILHO 18/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ESTAÇAO 25/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CATU 26/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CATU 27/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*SITIO NOVO 28/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ALAGOINHAS RECEPÇAO 30/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ALAGOINHAS ESTAÇ 31/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CACHOEIRA CURVA 34/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*PONTE CACHOEIR 35/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CACHOEIRA ESTAÇ 36/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*20ªCARAVANA BANDA 41/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CTS PARIP 42/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*CTS CALÇAD 43/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*REVIT PARIPE BANDEIRA 45/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*REVIT PARIP LINHA 46/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*EST S FRANCISCO 49/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*PARE OLHE 50/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 52/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 53/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 54/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 55/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 56/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 57/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 58/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 59/P/NOVA ABA:target="_blank /*
/*ECO 92 60/P/NOVA ABA:target="_blank /*



Um comentário:
a velocidade media do trem de passageiro entre vitoria-ES Á bh-mg chega a 65km/h, em feriados chegam á lotação maxima, nem se da conta de tantas pessoas qui são tranportadas. por dia a EFVM transporta 1 milhão de pessoas entre as duas capitais!
Postar um comentário