CARREGANDO A PAGINA
Acesse nossa galeria de fotos:

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Alagoinhas (BA) será beneficiada por trecho do PIL



30/07/2013 - Ministério dos Transportes

O ministro dos Transportes, César Borges, recebeu nesta terça-feira (30/07) comitiva formada por parlamentares da Bahia. O principal assunto tratado foi a inclusão do município de Alagoinhas (BA) no traçado ferroviário previsto no Lote nº 8 das obras previstas no Programa de Investimentos em Logística (PIL), que ligará os municípios de Feira de Santana (BA) a Recife. O ministro garantiu que, enquanto a adequação da linha férrea que passa pela cidade não for realizada, não haverá desativações do trecho por parte da concessionária FCA – Ferrovia Centro-Atlântica. “Estamos colocando Alagoinhas como ponto obrigatório de passagem”, garantiu César Borges.
O trecho inicialmente será rota no escoamento de cargas pela região, como safras agrícolas e insumos e produtos manufaturados. Mas a estrutura adequada ao novo modelo brasileiro, com trilhos de bitolas mais largas (de 1m para 1,60m), permitirá maior velocidade de tráfego das composições. “Não estamos retirando a estrutura existente. Na verdade, estamos potencializando o que já existe, pensando inclusive na possibilidade futura do transporte de passageiros, uma demanda crescente de mobilidade urbana”, destacou o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Nascimento, presente à reunião.
O secretário de Fomento para Ações de Transportes, Daniel Sigelmann, destacou a ampliação da capacidade de oferta de serviços da nova ferrovia que substituirá a atual na região de Alagoinhas. “Provavelmente as empresas vão querer transportar mais”. Com a mesma opinião, o ministro ressaltou a oportunidade do município e de toda a Bahia alavancarem seus negócios com a contemplação do modal. “O governo vai bancar os investimentos até que a ferrovia deixe de ser deficitária, quando o volume transportado passa a pagar o custo”, explicou. Ao encerrar o encontro, César Borges convocou os parlamentares para, em conjunto com autoridades do estado, trabalharem para tornar o trecho ferroviário de Alagoinhas uma realidade. “Trata-se de recuperar a linha para atender as necessidades, tanto de cargas como de passageiros”.
Participaram da audiência o prefeito de Alagoinhas (BA), Cezar Simões; senadora Lídice da Mata (PSB/BA); deputado federal Luiz Alberto (PT/BA); deputado federal José Rocha (PR/BA); Vereador Radiovaldo (PT/BA); deputado estadual Paulo Azi (DEM/BA).

Nenhum comentário:

Movimento Trem de Ferro/ Ver de Trem - copyright 2011-2014 - Desenvolvido por Franco Coelho. Tecnologia do Blogger - melhor visualizado no navegador Internet Explorer