Acesse nossa galeria de fotos:

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mostra de miniaturas conta história da Ferrovia Mogiana em Guaxupé

Guaxupé (MG) completou na ultima sexta-feira (1º) 100 anos de emancipação política e incluiu na programação de aniversário uma exposição de miniaturas que conta a história da Ferrovia Mogiana. A linha funcionou na cidade entre 1904 e 1978, quando foi fechada.
Durante este período, a ferrovia teve importante participação no desenvolvimento do município. O trem que cortava o trecho era responsável pelo transporte do café. O produto era levado até Campinas (SP) de onde seguia até o porto de Santos (SP) para ser exportado para a Itália. Além do café, o trem também transportava passageiros.
A mostra expõe miniaturas dos galpões da mogiana, dos vagões, dos trens e até dos passageiros. As peças foram feitas por um artista de Goiás, filho de um ferroviário. Além disso, a exposição também conta com dezenas de fotos e documentos daquela época.
O aposentado Antônio Rodrigues trabalhou 35 anos nas ferrovias e acompanhou de perto como a chegada dos trens era admirada na cidade. “Os jovens daquela época gostavam de ir à estação aos domingos e feriados para passear”, afirma.
A exposição das miniaturas da Ferrovia Mogiana fica no Museu de Guaxupé até o dia 24 de junho.


fonte : G1 Sul de Minas.

Nenhum comentário:

Movimento Trem de Ferro/ Ver de Trem - copyright 2011-2020 - Desenvolvido por Franco Coelho. Tecnologia do Blogger - melhor visualizado no navegador Internet Explorer